quarta-feira, dezembro 13, 2006

Grandes Esperanças


Great Expectations - by Charles Dickens
Lembro-me como se fosse hoje - aula de Literatura Inglesa, senhora Ruth Percise (será que era assim que se escrevia?) nos mandou ler o clássico de Dickens, Great Expectations. In English, of course. Adquiri o exemplar de capa dura no sebo da UFRJ, por míseros dois reais, acreditem! Ainda dei a sorte de uma alma estudiosa, a quem o livro pertencera antes, ter feito inúmeras anotações e traduções. O inglês era, claro, um pouco difícil, e com os milhares de livros para ler que eu tinha todo período, lembro que até tentei, mas deixei-o de lado para fazer uso da "velha" e boa Internet (mea culpa rs). Confesso que acabo de me arrepender. Assiti pela primeira vez, agora há pouco, no Telecine Emotion, o filme sobre esta obra de Dickens. O começo é um pouco enfadonho, mas agora alegro-me de não ter desistido. Já havia "julgado o livro pela capa" (ou seja, deixado-o de lado porque o inicío me pareceu insuportável) - resolvi não fazer o mesmo com o filme. Sábia escolha. Ethan Hawke, Robert de Niro e Gwyneth Paltrow estão, na minha humilde opinião, impecáveis. O diretor é Alfonso Cuarón, e o filme é de 1998. Ironicamente, a modernização do clássico de Dickens me inspirou a mergulhar na sua obra original. Com todo o tempo do mundo, 8 anos depois, retomarei meu clássico abandonado. Só espero que Sir Dickens me perdoe.

3 comentários:

Fil Porto disse...

Esperanças movem a nação,movem o cosmos do coração, mas embora a razão exista, a emoção toma conta.
O dom da escrita não é minha maestria, porém ao esforçar-me e naum desistir, vitória consagrada e intocada se torna.
Se com míseras palavras movemos o mundo, não me sinto o poeta,nem tenho a pretensão de versar aqui os mais belos poemas da humanidade,mas sim contemplar a beleza e realeza deste espaço, e da Rainha que aqui governa.
Rainha essa que não tem pressa,se envelece não se percebe, mas se engradece, logo demonstra.
Bjs tati

Pedro Feital disse...

tenho quase certeza que vi esse filme, sou cinéfilo compulsivo e vejo muitos, fica difícil lembrar. mas filme com o De Niro é sempre especial na minha memória.
óbvio que não fui um privilegiado como vc de poder ler o livro... e ainda caímos sempre naquela manjada má-vontade habitual de assistir adaptações cinematográficas para clássicos da literatura. foi assim quando li 'lord of the rings' e 'da vinci code'. minha impressão foi q os filmes seriam um lixo, o q nao foi o caso.
óbvio, evidente, é claro q LOTR foi a melhor adaptação cinematográfica da história e julgo o melhor filme (a trilogia inteira) da história do cinema.
a propósito, farei a partir desse mês, um novo blog, dessa vez, somente sobre cinema. vc está convidada desde já.
bem, já falei muito. primeira visita aqui e já gostei muito. vou te linkar.
beijinhos linda.

Fil Porto disse...

VC fala de Dickens, certa vez vi uma das dezenas de filmes que representam Hamlet, e este com Mel Gibson, muito bom...antigo, provavelmente anos 70,80..mas muito bom, ele interpretou muito bem.
Outro grande ator, parceiro de De Niro é o mestre Al Pacino, brilhante em qualquer filme que faça.Jack Nicholson é outro desta turma que merece nossa comoção, pois é o mestre do riso, ao terror, mudando totalmente sua fisionomia e interpretação a cada filme.

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Bacharel em Letras-Português Inglês pela UFRJ - Jornalista formada pela UNESA. Por mim mesma (26/07/2007) Não sei desenhar. Não vejo novela. Não sei quem é a atriz do momento. Como a nêga, nunca fui à Bahia não. Nem quero ir. Não gosto de mate. Não faço pilates. Nem ioga. Odeio Paulo Coelho. Abomino Jabour e Mainardi. Não queria morar numa cabana. Não queria ter um iate. Queria ter menos preguiça. Queria ter menos vontade. Queria tocar piano. Queria cantar. Bem alto. Queria ler todos os livros bons. Queria ler a alma, dos maus. Queria comer chocolate e não engordar. Rir na hora de calar. Queria ter mais amigos verdadeiros Queria ter menos amores vãos. Queria ter poderes mágicos. De parar o tempo. De fazer voltar as horas. Queria ter mais vidas Pra caber tudo Que eu queria ser.